Mal as chamas apagaram, e já há dezenas de teorias sobre o que causou a tragédia: falta de grooving nas pistas, governo que não soube resolver os problemas que já vinham acontecendo há meses, mídia sensacionalista que noticiava, todos os dias, atrasos mínimos nos voôs, obrigando as empresas a trabalhar no fio da navalha, empresas inescrupulosas que só pensam em dinheiro mas não na segurança, e por aí vai. Até pro nosso presidente, esse pobre homem que (provavelmente) não sabia de nada sobre o assunto, já apontaram o dedo.
Mas…. A opinião que mais me impressionou foi a do presidente do Sinpac (Sindicato Nacional dos Pilotos de Aviação Civil), Hugo Stringhini. Para ele, o excesso de tecnologia foi o causador do problema. Pelo menos, é o que diz o JBOnline. Cito algumas partes da notícia:
Stringhini acredita na possibilidade de o comandante ter tentado um procedimento emergencial de toque e arremetida, que não foi “entendido” pelos computadores do avião. Esta hipótese, aliada à falta de grooving (ranhuras para facilitar o escoamento da água) no pavimento do aeroporto, explicaria a velocidade com a qual o Airbus prosseguiu pelos 1.940 m de extensão da pista principal, saindo dos limites do aeroporto, ultrapassando a avenida Washington Luiz até atingir com toda força os galpões do outro lado.
- O A320 tem operação automática, não tem um backup mecânico. O piloto pode ter tentado um toque e arremetida, sendo que a aeronave estava configurada para pouso -, disse Stringhini. Segundo Stringhini, aeronaves como esta não possuem o tradicional manche. Elas são equipadas com side-sticks, uma espécie de joystick como os usados nos videogames. Os computadores dos aviões também podem “desrespeitar” alguns dos comandos do piloto caso a manobra não esteja dentro de parâmetros de controle. Comandos abruptos, por exemplo, podem ser identificados como informações errôneas.
(…)
Apesar dos ganhos tecnológicos, o presidente do Sinpac defende o desenvolvimento de aeronaves mais voltadas à própria habilidade do profissional em pilotá-la.
- As pessoas têm que apoiar os pilotos para que possamos realmente pilotar um avião, e não pilotar um computador - concluiu.
Os grifos são meus.
Provavelmente, centenas de blogueiros/comentaristas vão cair matando em cima dessa declaração. Vão dizer o quanto é injusto culpar o sistema projetado, o analista, o programador, a própria tecnologia em si. Talvez, tentem ser irônicos, e sugiram que voltemos a usar carroças movidas por tração animal.
Mas, diabos, EU concordo com alguns pontos da declaração. Só que o problema não é da tecnologia em si, mas do uso errado da tecnologia.
O fato é que estamos ficando acostumados a confiar demais em computadores. Confiar a ponto de não permitir que haja interação humana, por medo de ‘falha’. Ou, o que é pior, confiar a ponto de achar que não precisamos SABER alguma coisa, apenas saber COMO mandar o computador fazer essa coisa. Estamos ou ficando burros demais, simplesmente incapacitados de tomar uma atitude, ou sendo obrigados a dar nossos lugares para computadores, e não sermos capazes de tomar qualquer decisão extra-programação.
Duvidam? Então vão lá, leiam os meus WTF’s, histórias de suporte de informática que coloco aqui no blog. Vão lá, eu espero.
…
…
…
…
Leram? Perceberam um padrão? As pessoas estão acostumadas a imaginar a tecnologia como uma mágica, a solução de todos os problemas, e colocando tudo em volta delas, aliviando-se do esforço de pensar. Ou, no caso daqueles que tem dinheiro, a tecnologia serve como uma mão-de-obra mais barata. Não duvido que a TAM demitiria de bom grado os pilotos que pilotam os ‘Airbus’, se lhes fosse permitido. O avião faz tudo, controla tudo.
Cacete, não só os computadores, mas toda a tecnologia em si, foi criada para auxiliar as pessoas, não para substituí-las, seja por vontade própria ou não.
Um computador não é capaz de tomar uma decisão rápida. Não é capaz de analisar variáveis externas. Não é capaz de fazer o impossível para garantir a vida de alguém. Não é capaz de muita coisa que nossos cérebros são capazes de fazer. Se tivessem colocado um sistema de controle mecânico no Airbus, TALVEZ a tragédia pudesse ter sido menor. Talvez.
Sobre essa tragédia, ainda há muito o que investigar, muito o que levantar, muito o que sofrer. Não acho que TODA a culpa seja do avião, está mais do que provado que o aeroporto de Congonhas não era para estar funcionando, a muito tempo. Mas, sugiro a todos: Não deixem mais essa lição passar em branco.
Esforcem seus cérebros, não deixem a tecnologia pensar por você. Não ACEITEM que a tecnologia pense por você. Em algum momento da sua vida, a melhor decisão a se tomar não será aquela que vem da tela do computador.













julho 18th, 2007 at
Não sei se o seu comentario sobre o Lula foi ironico ou não. Se não foi eu concordo com você.
Só por que o Lula veio de baixo, não nasceu “superior”, todo mundo cai em cima dele. Caiu um aviao? Foi o Lula. Teve tiroteio? Foi o Lula que mandou. O João da Silva perdeu um penalti na serie F do campeonato do Acre? Mata o Lula, foi ele quem defendeu.
Grande parte do Brasil poe a culpa de tudo que acontece de errado do presidente, não está na hora de puxar um pouco da responsabilidade para si?
Existe desemprego? Existe. Mas na minha mini micro empresa por exemplo, se meus candidatos a vagas tivessem a inteligencia dos usuarios que são comentados nos WTF deste blog, eu não iria ter um pingo de pena de deixa-los desempregados.
Dai alguem vai me dizer, “Eles não tem chance de estudar.”, mentira, não tem é vontade mesmo! Conheço muita gurizada aqui na regiao que nao tem um pingo de vontade de estudar. Tem uma escola tecnica aqui na cidade que distribui algumas bolsas de estudo, mas tem muita gente que desiste delas. Isso é falta de oportunidade?
Será que todos os passageiros não são responsaveis por parte do caos que tá o sistema aereo?
Quem que coloca uma pressao do caramba para nao ter os voos atrasados? Quem faz um escandalo por 5 minutos de atraso?
Aposto que se houvesse uma “votação” com o seguinte tema: “Você aceita parar o Congonhas por 3 dias para que possa ser feitas as ranhuras na pista?”, 90% dos votos seriam não.
julho 18th, 2007 at
Não sei se o seu comentario sobre o Lula foi ironico ou não.</
hmm… mais ou menos. Tá certo, ele não é DIRETAMENTE culpado pela tragédia, mas é UM DOS responsáveis. Há meses que essa tragédia estava sendo anunciada, desde o acidente com o avião da Gol, e os primeiros problemas com atrasos de mais de 24 horas num vôo. Nesse momento, um momento de verdade teria tomado providências enérgicas, doesse em quem tivesse que doer. Ponto.
Mas não, nosso presidente ‘pão e circo’ está 50% preocupado com o Pan, e os outros 50% preocupado com a possibilidade de todos esses escândalos respingarem nele.
Cacete, usasse a autoridade como <b>presidente</b> eleito pelo povo para resolver o problema. Exigisse, cobrasse, tomasse medidas extremas e talvez até impopulares, mas resolvesse o assunto. Ele é o presidente, pode e DEVE bater o pau na mesa.
Mas não, deixou tudo ir rolando em banho-maria, rezando por uma solução que caísse do céu, e fingindo que estava tudo ótimo, que não haviam problemas. Entre o ‘Relaxa e Goza’ e a morte de 200 inocentes tem o quê, um mês?
Repito, o Lula não é culpado direto pelo acidente. Mas é culpado por não ter feito nada que ele PODIA ter feito para evitar. E omissão não exime ninguém de culpa. Foda-se se ele veio de baixo, de cima, de ladinho, de quatro, ou por trás. Não dá pra passar a mão na cabeça e falar ‘Tadinho, gente. Ele já foi pobre….’ quando o homem erra.
Mas, concordo com você. A culpa não é <b>só</b> do governo, e deixo isso claro no texto. Mas, só acho que, em um mundo ideal, a sua votação não teria sido necessária. Era só fazer as coisas no TEMPO CERTO, e as pessoas teriam opções para quando o aeroporto tivesse que ficar um ou vinte dias parado.
Infelizmente, é esse maldita mania que nós temos de fazer de conta que não há problemas.</em>
julho 18th, 2007 at
“Foda-se se ele veio de baixo, de cima, de ladinho, de quatro, ou por trás. Não dá pra passar a mão na cabeça e falar ‘Tadinho, gente. Ele já foi pobre….’ quando o homem erra.”
Não estou defendendo o cara, alias nao defendo nenhum presidente, todos ganham muito para fazer pouco. Só acho injusto botar a culpa no presidente por qualquer peido que o povo solte.
“Mas, só acho que, em um mundo ideal, a sua votação não teria sido necessária.”
O mundo ideal infelizmente nao existe. Continuo com a mesma opinao, se alguem interditar o aeroporto hoje para reformas, mesmo depois da tragedia, vai haver muito mais reclamaçoes do que por culpa do atraso.
“Infelizmente, é esse maldita mania que nós temos de fazer de conta que não há problemas.”
Concordo. Na verdade o povo só da atençao a seus problemas. Por isso que voltando ao assunto acima, se voce interditasse congonhas hoje, muita gente ia pensar “Nao quero saber dos problemas de congonhas, quero é pegar o meu voo”
julho 18th, 2007 at
Tava pensando em alguns pontos hoje… Tá. houve o acidente em Congonhas. Luto oficial por 3 dias, etc, etc, etc…
Daqui a pouco vamos ver a classe média virar massa de manobra por conta desse acidente, principalmente porque ela só se mexe quando o problema bate à sua porta.
Respeito a morte dos mais de 170 pessoas, mas somados as mortes EM CADA DINAL-DE-SEMANA nas maiores capitais do Brasil, excedem este número.
Tem uma porrada de outros problemas tão ou mais importantes no Brasil que ninguém fala e nem dá bola.
Congonhas tá com problema. Feche-o ou destinem apenas aviões pequenos para lá e acabou o assunto. Assim como fizeram com o Aeroporto da Pampulha em BH. E ponto final.
julho 19th, 2007 at
Cara! Acho que ontem eu tava de mau-humor…
Quanto a questão que você colocou em pauta neste post, eu concordo com você. Estamos dependentes demais da tecnologia.
Vemos isto todos os dias quando alguém procura algo no Google sem pensar duas vezes onde será possível encontrar um determinado assunto. Qualquer coisa, o Oráculo responde. E sequer se pensa se o que ele te responde te é relevante ou não. Caiu num blog com caixa de comentário, vai lá e solicita o que se quer, afinal de contas se o Google disse que ele tem o que se precisa(!?). É assim com muitos que acessam a internet.
Acho os seus WTF, sensacionais. Lembra muito os meus dias de Analista de Rede e não tenho muita saudade daqueles anos…
abração
julho 19th, 2007 at
Não estou defendendo o cara, alias nao defendo nenhum presidente, todos ganham muito para fazer pouco. Só acho injusto botar a culpa no presidente por qualquer peido que o povo solte.
Isso é. Mas como eu disse, ele PODIA ter feito alguma coisa. Nem que fosse mandar todo mundo largar mão de ser folgado e trabalhar de verdade….
se voce interditasse congonhas hoje, muita gente ia pensar “Nao quero saber dos problemas de congonhas, quero é pegar o meu voo”
É aquela famosa história, não dá pra agradar gregos e troianos. Mas, até onde sei, em casos de risco à vida a opinião de uns poucos não importa realmente. Ou seja, não é porque 90% da população quer pular num precípicio que o governo deve dar de ombros.
julho 19th, 2007 at
Esta questao é muito complicada, nos vamos ficar meses aqui discutindo e nao vamos chegar a lugar nenhum.
“Isso é. Mas como eu disse, ele PODIA ter feito alguma coisa. Nem que fosse mandar todo mundo largar mão de ser folgado e trabalhar de verdade….”
Voce explica para seus usuarios como as coisas funcionam, eles entendem? Acho que o governo segue a mesma logica.
Voltando ao aviao, tu viu a velocidade que o piloto tava? Caramba! Um mesmo aviao da TAM demorou 13s para atravessar a pista, esse do acidente demorou 3s!
//ironia:= on
A culpa é do presidente.
//ironia:= off
Obs: Antes que voce pense alguma coisa por causa dos meus comentarios longos e em resposta a seus comentarios, nao tenho nada contra voce. Esse é o unico blog que eu leio regularmente. Me indentifiquei com esse blog.
julho 19th, 2007 at
Voltando ao aviao, tu viu a velocidade que o piloto tava? Caramba! Um mesmo aviao da TAM demorou 13s para atravessar a pista, esse do acidente demorou 3s!
Segundo li, essa poderia ser uma ‘prova’ (enquanto ainda não há análises da caixa preta) de que o piloto tentou arremeter o avião, sem sucesso. Me recuso a acreditar que foi algo na base do ‘Querem ver algo novo que aprendi a fazer?’, mas não duvido de mais nada que venha da humanidade…
julho 19th, 2007 at
E neste mesmo vídeo apareceu o avião na pista com uma das turbinas pegando fogo.
Talvez seja um dos motivos que fizeram o avião virar e cair.
De qualquer forma, há mais elementos para serem verificados que a pista do aeroporto como muitos querem utilizar como ferramenta política contra o governo.
julho 19th, 2007 at
“De qualquer forma, há mais elementos para serem verificados que a pista do aeroporto como muitos querem utilizar como ferramenta política contra o governo.”
Tanto querem usar a pista como culpada que esqueceram de mencionar que 80% das pistas do Brasil não possuem essas ranhuras.